Fumaça de frente e por cima – 1 dia

Esta é a cachoeira mais alta em queda livre do Brasil, com 380m de altura. Pela sua amplidão de visão, pode-se contemplá-la de frente, por cima, pelo lado e por baixo. Tudo isso dentro do Parque Nacional.

Por baixo, necessita-se pernoites de acampamento, podendo o visitante sair tanto do Vale do Capão ou de Lençóis, fazendo uma travessia de 3 ou 4 dias, ou fazendo conexão com demais atrativos.

Saindo do Vale do Capão, pode-se contemplar a Cachoeira da Fumaça em um dia, vendo-a de frente, de cima dela e em alguns mirantes na lateral. Este é o roteiro tradicional realizado pela maioria dos que visitam a cachoeira.

Para avistá-la também de frente, o visitante deve se esforçar mais um pouquinho. São 4h de caminhada passando por mirantes, campos gerais e campo rupestre até a vista da cachoeira de frente. Após vislumbrar a vista, caminha-se mais 1h e chegamos no ponto mais visitado desta cachoeira, nela por cima, podendo ainda tomar um banho no poço da Maternidade, e curtir também a cachoeira vista de lado. Depois, é hora de retornar ao Vale do Capão, em 2 horas de caminhada

Fumaça vista de cima

No caso do circuito VALE DO CAPÃO – FUMAÇA DE FRENTE – FUMAÇA POR CIMA – FUMAÇA DE LADO – VALE DO CAPÃO, são 10h de passeio em 17km, com paradas, lanche e banho de rio, começando às 8h e finalizando no final do dia. A depender das condições do tempo, pode-se contemplar um lindo pôr-do-sol no retorno.

Como as águas da cachoeira da Fumaça estão próximas de suas nascentes, seu rio é intermitente, ficando cheio de água na época de chuva e sem nenhuma gota em tempo de extrema seca. Pesquise as condições do tempo para este passeio. Mas vale citar que, mesmo com a cachoeira seca, a vista é esplêndida.

Rogério Mucugê (guia e geógrafo)

(75) 98292-6374

PNCD e trilha

Fumaça de frente e por cima

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.